Da trilha ao caiaque, Paraty é playground para esportistas

Stand up, caiaque, canoa havaiana, vela, mergulho, natação, trilhas de bike ou a pé, e até mesmo um city running tour são atividades possíveis em Paraty. Além de concentrar belas paisagens de mar e montanha, a cidade histórica do litoral fluminense se consolida como um destino e tanto para quem gosta de praticar esportes.

“Paraty é um playground para esportistas”, diz o consultor de experiências Gabriel Toledo, na agência Néctar. As opções se multiplicam porque a cidade oferece atividades em terra e mar. “A baía fechada, protegida do vento, é propícia para esportes aquáticos, incluindo vela, em parceria com o Instituto Náutico local”, diz Gabriel.

Em terra, as possibilidades abrangem trilhas a pé ou de bike, de diversos níveis, que também podem passar por praias e cachoeiras. “Nos roteiros Run Trail ou Mountain Bike, a ideia é sair do asfalto e explorar a floresta. Podemos caminhar pela mata, subir um morro, ver a vista lá em cima, e na volta tomar um banho de cachoeira”, diz Gabriel.

A agência Néctar fica dentro da Pousada do Sandi, ícone de hospitalidade, no coração do Centro Histórico. O menu de atividades esportivas é extenso. Uma delas é o City Running Tour, uma corrida de 5 quilômetros, em ritmo leve, pelo perímetro urbano de Paraty, passando por algumas das principais atrações da cidade e seu entorno.

Do Centro Histórico, os corredores sobem uma ladeira até o Morro do Forte, onde podem apreciar a vista panorâmica da Baía de Paraty e as praias da cidade. “Passamos também pelo mangue e fazemos uma visita a Toca do Cassununga, sítio arqueológico dos índios primitivos da região”, conta o consultor de experiências.

O Bike Running Tour, por sua vez, abrange as praias do Pontal e Jabaquara, além de pontos imperdíveis da cidade, antes de seguir para uma cachoeira no meio da mata. A maior parte do percurso (de cerca de 25 km) é plana, com alguns pontos de subida, para animar e desafiar um pouquinho.

Para que prefere trilhas a pé, vale lembrar que Paraty é um dos últimos redutos de Mata Atlântica do Brasil, com sua riquíssima flora e mais de 500 espécies de aves, das 2 mil existentes no país. Ou seja, um prato cheio para quem gosta de Birdwatching. “As trilhas podem incluir a observação de aves, em roteiros customizados de acordo com as preferências do visitante”, diz Gabriel.

Há percursos que levam a praias belíssimas ou terminam em picos com vistas memoráveis. A trilha da Praia do Sono, por exemplo, conduz a uma das praias mais belas de Paraty, a partir de uma caminhada leve, de pouco menos de 4 quilômetros, toda coberta pela copa das árvores. Dá para esticar até a praia da Ponta Negra, por mais 5 quilômetros, apreciar um almoço caiçara e depois regressar a Paraty de barco.

Para quem gosta de desafios, a trilha para o Pico do Mamanguá é de tirar o fôlego. Exige cerca de 45 minutos de caminhada morro acima. A visão do único “fiorde tropical” do Brasil, a 500 metros de altitude, faz o esforço valer a pena. “O esporte abre novas possibilidades em um mesmo destino. Você vai suar um pouquinho, mas vai conhecer Paraty por ângulos diferentes”, diz Gabriel.

 

30 anos de história

Em comemoração aos 30 anos, toda a estrutura da Pousada do Sandi foi repaginada, incluindo a já consagrada decoração, levando em conta o novo protocolo de segurança da pandemia, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto. O up date inclui disponibilizar as informações da pousada em QR Code e o café da manhã à la carte, que agora oferece uma versão de kombucha, a bebida probiótica do momento, além de cold brew coffee, nos finais de semana.

O novo projeto de decoração, assinado pelo escritório paulistano Mestisso, repaginou as 28 acomodações seguindo dois temas: Natureza e Miscigenação. A mescla de culturas e o toque tropical, com pegada cosmopolita, afinal, traduzem o espírito de Paraty, reconhecida pela Unesco Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

Vale lembrar que a Pousada do Sandi tem o selo Roteiros de Charme, concedido a apenas 73 hotéis no Brasil, a partir de rígidos critérios de qualidade e responsabilidade socioambiental. As escolhas da reforma levaram em conta o novo protocolo de segurança para Covid-19, com forte envolvimento e treinamento do staff, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto.

Sem comentários

Comentários estão fechados

Anuncie na MADE!

Faça o download do nosso Mídia Kit para maiores informações sobre anúncios!
Clique aqui para baixar

 

O seu portal de lifestyle que mescla conteúdos relacionados ao mercado de luxo, moda, arquitetura, design, gastronomia e turismo, entre outros assuntos.

SIGA, CURTA, COMPARTILHE