Monte-Carlo Bay nos ajuda a meditar em casa com várias dicas úteis

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A instrutora de ioga, pilates e fitness do Monte-Carlo Bay, Marina Bordet, dá a você todas as dicas necessárias para começar a explorar e desenvolver esta forma de arte para a mente.

Todos sabemos que viajar pelo mundo não é uma opção no momento. Mas, e se você seguisse uma jornada interior?

Há vários benefícios na meditação: reabastece o corpo e a mente, reduz o estresse e a ansiedade, promove o sono restaurador, melhora o humor, melhora a concentração e fortalece o sistema imunológico.

    1)Quando meditar?

Escolha horários pela manhã, quando você acaba de acordar e/ou antes de ir para a cama a noite. Nesses momentos os cérebro produz naturalmente ondas alfa, essenciais para entrar em um estado meditativo. Você ainda pode optar por meditar em um horário diferente do dia: tente evitar as duas horas após uma refeição. Você pode começar com uma prática curta de 6 ou 7 minutos e prolongá-la com o passar do tempo. Regularidade é muito importante.

  2)Onde meditar?

Um espaço calmo e que esteja fora do caminho das pessoas, você pode até criar seu espaço de meditação adicionando um tapete, uma almofada e uma pequena vela ou incenso. Um lugar que você goste de estar e relaxar.

3)Como começar?

A meditação sentada é a mais conhecida, colocando o foco na coluna vertebral, um elo vertical entre a terra e o céu. Sente-se no chão, com as pernas cruzadas na posição de lótus e coloque almofadas embaixo de você para deixar seus quadris levemente mais altos que os joelhos. Se sentar no chão não for uma opção para você, use uma cadeira sem descansar as costas.

Deixe os ombros e estômago relaxados, coloque as mãos nos joelhos com as palmas viradas para o céu. Feche a boca e respire pelo nariz.

4)Em que focar?

Foque em todos os lugares em que você está em contato com o chão. Os tornozelos no chão, os quadris na almofadas…Imagine que todos esses pontos de contato são a Terra apoiando você. Tente estabelecer uma sensação de segurança e confiança.

Em seguida, concentre a atenção um pouco mais no abdomem e no plexo solar e tente relaxar essa parte do corpo. Deixe suas inalações afundarem profundamente em direção ao assoalho pélvico, sem forçar a respiração. Deixe suas exalações acontecerem naturalmente, sem usar conscientemente seus músculos. Sua respiração é suave, natural e tranquila.

Por fim, concentre sua atenção no coração e no esterno. Escolha duas coisas que o fazem feliz e agradeça por ter tido a oportunidade de experimentar essas coisas e se concentre nelas.

Para finalizar, compartilhe seu bem-estar com os que estão ao seu redor. Ao expirar tente transmitir o amor e compaixão ao mundo ao seu redor.

No final de sua prática, você pode cantar o mantra Om, cantarolando em voz alta o som do “ommmm” ou ouvindo-o em sua cabeça. Então, com muita delicadeza, abra os olhos novamente e talvez boceje ou se estique. Tente permanecer nesse momento o máximo de tempo possível, esquecendo um pouco o computador e celular.

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