Admirável mundo novo

No universo literário não há regras. Apenas que não podemos julgar um livro pela capa. Mas se a diagramação em questão é instigante, curiosa, o convite para mergulharmos nas próximas páginas é feito antes mesmo da leitura da sinopse. Perdoe-nos a forçação de barra, mas na arquitetura a analogia pode cair como uma luva. Principalmente se estivermos nos referindo a um projeto da dupla Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian, do escritório de arquitetura e interiores homônimo, cujo hall de entrada tem uma porta que poderia ser considerada uma verdadeira obra de arte. Trata-se da prancha-base, de madeira, que eles garimparam em uma marmoraria que a utilizava para cortar suas pedras.

Nesse caso, julgar o recheio pela primeira impressão é praticamente inevitável. Quando a porta se abre, no entanto, qualquer expectativa inflamada é superada. Um conjunto de acertos garante que o apartamento de 380m 2, fincado na Oscar Freire, no Jardim Paulistano, em São Paulo, seja uma obra-prima. A começar pelas escolhas de infraestrutura. “Muitos dos elementos estruturais originais do apartamento estão em concreto aparente. Em contraste com esse material, procuramos o uso de madeira de demolição no piso”, pontua Sarkis.

A maior protagonista da empreitada é, sem dúvidas, a biblioteca. Ela foi o primeiro pedido do casal, que tem uma imensa coleção de livros. “Ela é a alma deste projeto. Com suas curvas desenhadas à mão livre, ela exigiu um complexo detalhamento arquitetônico, que se adapta à bruta estrutura de concreto do edifício”, diz Sarkis. En passant dá até para pensar que seu esqueleto foi todo erguido com madeira freijó. Olhando com mais atenção, no entanto, revela-se outro material que está espalhado por todo o perímetro da residência, o cobre.

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Anuncie na MADE!

Faça o download do nosso Mídia Kit para maiores informações sobre anúncios!
Clique aqui para baixar

 

O seu portal de lifestyle que mescla conteúdos relacionados ao mercado de luxo, moda, arquitetura, design, gastronomia e turismo, entre outros assuntos.

SIGA, CURTA, COMPARTILHE