Memórias e aromas

A aclamada maison Louis Vuitton sempre busca inovar em suas experiências criativas explorando novos caminhos com um espírito disposto a se arriscar e conquistar o mundo com curiosidade autêntica. Este perfil criativo, leve e livre é o que inspira o perfumista francês Jacques Cavallier Belletrud, que, após criar a primeira coleção de perfumes femininos da marca em 2016, seguida de uma linha de perfumes masculinos em 2018, agora embarca em uma jornada diferente e audaciosa: uma coleção exclusiva de quatro velas aromáticas para ambientes, trazendo a emoção do mundo exterior e da natureza para dentro de casa.

A ideia da linha é capturar os aromas que existem e pairam em ambientes naturais e abertos e transportá-los para dentro de lugares fechados, para deixar fluir a natureza no dia a dia das pessoas. Para isso o perfumista Jacques Cavallier – que vive em Grasse, no Sul da França, cidade conhecida como a “capital mundial dos perfumes” – concebeu cada uma de suas quatro primeiras velas aromáticas para a Louis Vuitton como uma casa com janelas abertas para o mundo, com a fluidez poética de uma brisa que vem da natureza para dentro de casa. Ele se inspirou em paisagens descobertas em viagens que fez e também em diferentes tipos de casas em que a fragrância da vela será acendida.

A coleção traz uma perfeita interação entre aromas naturais e o conforto do lar. “Um dos maiores desafios de um perfumista é garantir que os aromas materializem memórias e possam ilustrar paisagens e momentos. Cada pessoa tem percepções e interpretações diferentes para uma mesma fragrância. Para cada vela, um aroma dedicado a uma paisagem real ou a ambientes por mim idealizados. As quatro velas proporcionam uma viagem no tempo e no espaço, que pode ser feita cada vez que as velas são acesas”, afirma Jacques. Ele buscou quatro inspirações: nos botões de rosas brancas do jardim, que servem para infundir a casa com aromas (L’air du Jardin); no calor de uma ilha ensolarada (Île Blanche); na fragrância da vegetação, que fica impregnada na roupa depois de uma caminhada na floresta (Feuilles d’Or); e na magia dos flocos de neve quando caem ao serem observados da janela, à luz de uma lareira (Dehors Il Neige). A ideia foi registrar momentos suspensos e vivências por meio de aromas.

O designer Marc Newson criou peças para as velas da maison. “Minha inspiração foi um dos principais conceitos da Louis Vuitton: a arte de viajar. A leveza da cerâmica permite que as velas sejam facilmente transportadas de um cômodo para outro e até mesmo em viagens. Assim, cada momento pode ser relembrado por um aroma”, comenta Marc. Elas são envoltas por cerâmicas feitas à mão, com alças de couro natural. “O meticuloso processo de savoir-faire, combinado com a delicadeza da cerâmica e a alça feita do icônico couro, carrega o DNA da marca”, diz.

Sem comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Anuncie na MADE!

Faça o download do nosso Mídia Kit para maiores informações sobre anúncios!
Clique aqui para baixar

 

O seu portal de lifestyle que mescla conteúdos relacionados ao mercado de luxo, moda, arquitetura, design, gastronomia e turismo, entre outros assuntos.

SIGA, CURTA, COMPARTILHE